sábado, 20 de setembro de 2008

Comunicação digital em pauta

O processo de comunicação entre as empresas e o mercado é um caldeirão em efervecência. Não podemos dormir e acordar pensando que estamos com a missão cumprida frente às necessidades diárias dos consumidores. É preciso sempre mais. É preciso estar antenado com as novas ferramentas que surgem e, principalmente, saber fazer uso dessas ferramentas.

Um exemplo palpável disso é o sistema de bluetooth, um dos mecanismos digitais que tem larga aplicação dentre os jovens e que ainda está sendo pouco utilizado pelo mercado. As propostas ainda são muito simples e comedidas. É preciso mais visão de marketing e uma boa dose de ousadia de propaganda.

Particularmente, nossa agência está fazendo aplicação do sistema de bluetooth para candidatura política, é um mecanismo excelente para conversar com os jovens em portas de faculdades, bares, baladas e outros eventos de porte, com grandes concentrações de pessoas. Mas não é só um processo de transmissão de dados, é também um novo formato de comunicação, gerando expectativas, interatividade e apresentando novidades para o mercado de maneira seletiva e atrativa.

Sair na frente com novas propostas, com ousadia na concepção de comunicações de vanguarda e interatividade com o público é o grande desafio dos profissionais de marketing e dos comunicadores em geral. As empresas devem ter visão para atender aos anseios desse novo mercado que se projeta pelo mundo digital.

Pensar a comunicação de ponta apenas calcado na formatação dos sites e portais de internet já é coisa do passado, é preciso olhar as diversas mídias que se apresentam e criar novas formas de interação com os públicos, estreitando os campos de relacionamento e intensificando o nível de mensagens e de credibilidade dos produtos e serviços oferecidos.

Aparelhos celulares são ferramentas pouco utilizadas pelos comunicadores brasileiros, que na maior parte das vezes esperam pelas novidades advindas dos mercados europeus, asiáticos e americanos. Entretanto, temos plenas condições de criar e propor interatividade através dos programas que já são conhecidos, com um planejamento estratégico inteligente e campanhas desafiadoras. Basta atenção para as portas que estão abertas e que precisam ser transpostas de maneira inteligente e criativa.

A comunicação digital é um caminho sem volta, com tendência a crescer absurdamente, portanto, devemos saber lidar com o desafio e criarmos novas plataformas de trabalho para surpreender positivamente o mercado.

domingo, 17 de agosto de 2008

O que se projeta nem sempre é o que se apresenta

Quantas vezes a gente tenta explicar uma determinada situação e a pessoa parece entender, no entanto, percebe-se ao longo do tempo que o entendimento não aconteceu. Isso também acontece quando estamos trabalhando a imagem de uma empresa. Muitas vezes o que projetamos não é o que é percebido.
Ao longo do tempo tenho visto muitos casos em que os executivos de uma determinada organização acreditam piamente que sua empresa é um exemplo de supremacia no mercado de atuação e, por isso mesmo, deve estar acima do bem e do mal. Entretanto, quando consultamos seus clientes, fornecedores e outros formadores de opinião, percebemos que não é lá bem assim. O que fazer em tais momentos? A primeira indicação, é trabalhar com a realidade de fato, ou melhor, com a realidade dos fatos. Não podemos tapar o sol com a peneira. É preciso encarar a situação de frente para tirarmos o melhor proveito dos desafios que se apresentam e propor soluções para tais casos.
Uma empresa que acredita fornecer os melhores produtos, mesmo quando o mercado diz o contrário, pode sofrer um perigoso revés a qualquer momento. A concorrência sempre está à espreita esperando uma oportunidade para mostrar quem é o novo rei do pedaço. Portanto, ter canais preciso para ouvir os clientes e o mercado em geral é uma forma inteligente de conduzir as melhores estratégias e tirar melhor proveito de oportunidades, corrigir problemas e demonstrar interatividade com os usuários de seus produtos e serviços.
Pessoal bem treinado para buscar informações precisas é condição sine qua non para o desenvolvimento de programas de interatividade com o mercado. São esses profissionais que estão no campo de batalha, na linha de frente e, portanto, estão mais capacitados para gerar as informações necessárias para a formatação de estratégias empresariais de sucesso.
Todas as informações coletadas devem ser avaliadas cuidadosamente e tratadas como rico material de trabalho, visto que é a ponte entre a empresa e o futuro dos negócios da organização. Os executivos devem ter mentes abertas para a auto-crítica empresarial, pois somente dessa maneira poderão encontrar as soluções desejadas pelo mercado e atingir os objetivos definidos pelo planejamento estratégico.

domingo, 20 de julho de 2008

O importante é se fazer entender

Desde os primórdios convivemos com o desafio constante de saber se comunicar com eficácia. Os primeiros homens foram descobrindo sistemas e formas de se fazer entender para dirimir dúvidas, promover a integração de grupos, unificar as ações para manter comunidades e assim por diante.
Nos tempos atuais dispomos de inúmeras ferramentas para estabelecer comunicação com nossos pares e também com aqueles que não conhecemos. A internet é o modelo mais recente ao qual ainda estamos nos moldando. Existe também uma série de ações sendo desenvolvida para equipamentos eletrônicos, tais como celulares, laptops, entre outros. Isto tudo faz do homem um ansioso não só por adquirir os equipamentos de ponta, mas também para aprender como utilizá-los. E neste mar de novidades, às vezes, nos esquecemos que tudo gira em torno daquela premissa dos primórdios: saber se comunicar com eficácia.
Empresas investem em diferentes e inúmeras ferramentas de gestão; desenvolvem diversos mecanismos de interação com os consumidores de seus produtos e serviços; os órgãos públicos e privados aplicam várias pesquisas para melhor entender às necessidades de seus clientes; e as pessoas buscam as novidades que se apresentam para se projetarem na sociedade e manter o status quo tão massificado pelos próprios mecanismos de divulgação.
É importante saber que a comunicação se fundamenta pela relação direta de uma ou mais pessoas. Quando você quer noticiar um aumento de salário não precisa de muitas ferramentas para se fazer entender. No entanto, noticiar o corte de vagas numa empresa requer mais do que simplesmente uma comunicação direta; é preciso também fazer com que as pessoas percebam o por quê daquela medida, quais seriam suas implicações se não fossem adotadas, quais problemas seriam evitados num futuro breve, qual seria o papel das pessoas que teriam seus empregos preservados, quais os planos da empresa, quais as metas a cumprir, como cada funcionário deveria contribuir para alcançar o objetivo planejado. Para tudo isso, é preciso reuniões com os líderes diretos, boletins informativos, publicações específicas, conteúdo eletrônico e uma gama de outros veículos que possam consolidar a informação em vários níveis, à exaustão. Assim, a comunicação acontece.
Portanto, quando ficar indeciso em relação ao que deve utilizar para efetivar a comunicação com seu interlocutor ou público específico, lembre-se de que o mais importante é se fazer entender. Portanto, vale de um simples comunicado até sofisticados programas eletrônicos. Tudo vai de sua necessidade, mas sem perder o básico: comunicar para se fazer entender, não para complicar.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O que diferencia sua empresa da concorrência?

Todos os produtos são iguais? O que pesa na hora da compra? O preço é tudo? Estas e outras questões têm uma resposta: a marca. Cada vez mais empresários e especialistas do mercado têm percebido que o grande diferencial do século XXI é a marca.

As pessoas dão maior significado a produtos e serviços que tenham uma marca pré-estabelecida no mercado. É como se fosse um certificado permanente de garantia de qualidade, bons serviços e prestígio. Portanto, investir na manutenção e criação de marcas é premissa básica para a solidificação dos negócios. E não se trata apenas de marcas voltadas a simples comercialização de produtos diretamente ao consumidor. A política de comunicação também deve estar voltada à solidificação da marca institucional da organização, o que garante credibilidade sob as ações desempenhadas pela empresa.

A constituição de uma marca é composta de vários elementos de comunicação, cujo objetivo é agregar valor e dar brilho as ações realizadas pela empresa. O composto de comunicação que envolve a construção da marca vai desde a criação do logotipo até a realização de eventos, passando por comunicação interna, propaganda, branding, assessoria de imprensa, relações públicas, comunicação digital. O mais importante é ter tudo isso dentro de um plano que esteja interligado com o planejamento estratégico da empresa.

A composição de trabalhos de comunicação será vital para determinar qual será a imagem que o consumidor final e os demais públicos terão sobre a organização. É, pois, fundamental ter todas as ferramentas e ciências da comunicação integradas para dar maior força à formatação final de uma imagem singular que possa subsidiar produtos, serviços e todas as ações realizadas pela empresa.

Planejar e reavaliar o grau de interação da marca com os públicos é fator preponderante para a manutenção dos negócios. Com isso, a política de comunicação das empresas deve ter um capítulo especial para tratar do assunto com o esmero necessário. Uma marca bem cuidada é o maior ativo de uma empresa, é a garantia de suporte para bons negócios, ganhos de mercado, espírito de equipe, respeito, credibilidade e sucesso.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Você já disse bom dia hoje?


A comunicação é realmente fantástica. Pode ser motivadora. Pode ser detentora de mensagens desanimadoras para o resto do dia. Também pode fazer com que uma equipe renda acima do esperado. É responsável pela integração de um time, de uma cidade, de um país.

Os líderes responsáveis pela propagação de mensagens, notícias e diversas informações têm que saber lidar com as várias vertentes da comunicação. Têm que saber da importância de cada palavra dita, de cada parágrafo escrito e até mesmo daquilo que deixou de falar. Um líder é avaliado pelos seus liderados a cada atitude, a cada minuto.

O propósito de quem emite uma comunicação é sempre obter uma resposta favorável; motivar uma ação que corresponda a seus desejos. É preciso ter pensamento estratégico, verdadeiro e determinado. O emissor deve acreditar naquilo que deseja e comunica, caso contrário, pode ter certeza, o receptor irá notar.

Observe quando você chega ao escritório. A comunicação que emite através de suas palavras, de seu humor, de seu tom de voz será responsável pelo comportamento dos liderados, pelo bem-estar espiritual do escritório, pela boa realização de tarefas. Enfim, é o que poderá determinar um dia agradável ou não.

Os líderes são responsáveis pela carga comportamental que impera no ambiente de trabalho. É através de atitudes simples que o funcionário irá comentar mais tarde em sua casa, no bar com os amigos, em outros ambientes, como é a verdadeira cultura da empresa que trabalha. Tal repercussão pode ser levada a clientes, imprensa, formadores de opinião, fornecedores, entre outros públicos. Isso tudo tem um preço, que pode ser muito alto.

Tenha consciência e responsabilidade sobre aquilo que comunica. Seja claro, preciso e harmonioso. Não busque resolver problemas com outros problemas, pois de um líder se espera soluções. E ao começar o seu dia, não esqueça, todo resultado almejado pode ser comprometido por apenas um início: bom dia!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Namoro sem conteúdo não dá!

Navegar pelos sites da internet é como um namoro, se não há conteúdo, não deve durar por muito tempo. É fácil perceber nas pesquisas de navegação que os internautas procuram acessar aqueles sites com os melhores conteúdos de informação e interação, com novidades, visualmente dinâmico e que ofereça uma linguagem interativa com a necessidade do leitor. Por isso, cada vez mais é preciso cuidar com afinco do conteúdo da internet, buscando valorizar cada informação, cada espaço destinado a interagir com os visitantes, para que ele não seja somente um freqüentador assíduo, mas também um propagador para outros visitantes.

Cada vez mais a internet tem ocupado espaço nas relações de comunicação com o mercado, na venda de produtos, divulgação de serviços, fortalecimento de marcas e apoio institucional. Dados do mercado nacional apontam que as empresas investiram R$ 526,6 milhões em publicidade na internet, nos três primeiros meses deste ano. Isto representa um crescimento de 45,8% em relação ao ano anterior, no mesmo período.

Portanto, planejar o conteúdo disponibilizado e acertar na linguagem para melhor interação deve ser a preocupação básica daqueles que administram a comunicação corporativa. Pois, os resultados e as informações coletadas a cada “clic” fundamentam o planejamento de comunicação e fortalecem o apoio ao planejamento estratégico da organização.

Com isso, concluímos que a beleza de um site é importante, mas o conteúdo é fundamental!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Assessoria de imprensa fortalece a empresa

O trabalho de assessoria de imprensa, sem dúvida, fortalece a imagem institucional da empresa, agrega valor de comunicação à marca, produtos e serviços e, acima de tudo, estabelece um canal de comunicação mais fácil e verdadeiro junto à sociedade em geral, por meio dos órgãos de comunicação.

O detalhe fica sempre por conta da realização de um trabalho profissional, dentro do paradigma não só da empresa, mas, principalmente, da imprensa. Assim, muitas vezes é preciso refutar temas que são de relevância interna para as organizações em detrimento do que realmente é notícia. Afinal, como conta a máxima do jornalismo acadêmico, um cachorro mordendo uma pessoa é fato comum; já uma pessoa mordendo um cachorro é notícia!

Dentro desse panorama o assessor de imprensa deve estar atento a separar o joio do trigo e dar nomes e disposição correta ao que deve ser trabalhado dentro do perfil de cada mídia, observando as necessidades de cada órgão para aperfeiçoar o relacionamento com a empresa e facilitar o trabalho da imprensa.

É preciso também saber dimensionar a qualidade de informação que é comunicada pela mídia. Muitas vezes a quantidade é supervalorizada, no entanto, essa quantidade deve ser avaliada sob o prisma da positividade com que traz as mensagens e a repercussão junto ao público em geral.

Outro fato importante é mencionar que a assessoria de imprensa não deve ser necessariamente utilizada somente em situações negativas, ou como se diz no jargão: quando o portão já foi derrubado. A boa comunicação e o bom relacionamento com a imprensa devem ser permanentes, para quando houver uma situação divergente com o ponto de vista da sociedade, então haja um histórico de informação para abalizamento na hora de se compor uma matéria. Afinal, para aquela empresa que nunca fez questão de se comunicar fica difícil ter qualquer grau de credibilidade em uma situação adversa.

Cuidar da comunicação em todas as estâncias da empresa, seja ela internamente, ou externamente, só contribui para um padrão de excelência empresarial e para o desenvolvimento de nossas instituições, assim como da própria sociedade.

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...