Você já disse bom dia hoje?


A comunicação é realmente fantástica. Pode ser motivadora. Pode ser detentora de mensagens desanimadoras para o resto do dia. Também pode fazer com que uma equipe renda acima do esperado. É responsável pela integração de um time, de uma cidade, de um país.

Os líderes responsáveis pela propagação de mensagens, notícias e diversas informações têm que saber lidar com as várias vertentes da comunicação. Têm que saber da importância de cada palavra dita, de cada parágrafo escrito e até mesmo daquilo que deixou de falar. Um líder é avaliado pelos seus liderados a cada atitude, a cada minuto.

O propósito de quem emite uma comunicação é sempre obter uma resposta favorável; motivar uma ação que corresponda a seus desejos. É preciso ter pensamento estratégico, verdadeiro e determinado. O emissor deve acreditar naquilo que deseja e comunica, caso contrário, pode ter certeza, o receptor irá notar.

Observe quando você chega ao escritório. A comunicação que emite através de suas palavras, de seu humor, de seu tom de voz será responsável pelo comportamento dos liderados, pelo bem-estar espiritual do escritório, pela boa realização de tarefas. Enfim, é o que poderá determinar um dia agradável ou não.

Os líderes são responsáveis pela carga comportamental que impera no ambiente de trabalho. É através de atitudes simples que o funcionário irá comentar mais tarde em sua casa, no bar com os amigos, em outros ambientes, como é a verdadeira cultura da empresa que trabalha. Tal repercussão pode ser levada a clientes, imprensa, formadores de opinião, fornecedores, entre outros públicos. Isso tudo tem um preço, que pode ser muito alto.

Tenha consciência e responsabilidade sobre aquilo que comunica. Seja claro, preciso e harmonioso. Não busque resolver problemas com outros problemas, pois de um líder se espera soluções. E ao começar o seu dia, não esqueça, todo resultado almejado pode ser comprometido por apenas um início: bom dia!

Comentários

Postagens mais visitadas