Gestão de marcas
Durante o painel “A Marca na Agenda do CEO”, no MaxiMídia, foi apresentada pesquisa da Troiano Consultoria de Marca com 50 presidentes de empresas, na qual 85% deles concordam que a marca é o ativo intangível mais valioso da empresa. Dentro desse conceito é fácil perceber porque as grandes empresas estão cada vez mais investindo na manutenção de suas marcas. O caso da Alpargatas, por exemplo, tem investido 12% de seu faturamento bruto anual em Marketing.
Atrelado a competência de resultados alcançados através da gestão de marcas, as empresas têm constatado que em momentos propícios de mercado uma marca bem trabalhada tem maior facilidade de penetração de mercado, maior aceitação por parte do público e respeito pela comunidade. São aspectos que favorecem a venda e consolidação mercadológica. Já quando o mercado está em crise, os investimentos em gestão de marcas também se mostram oportunos, visto que uma reputação forte e admirada é altamente favorável ao enfrentamento das dificuldades do mercado como um todo.
Dentro do leque de ações que uma empresa tem de desenvolver para ampliar a percepção das pessoas sobre suas marcas, é importante destacar a questão da responsabilidade social e ambiental, fator que há sete anos não era percebido com tanto afinco. Hoje, o consumidor em geral tem esta como uma de suas preocupações na hora da decisão de compra. Portanto, as empresas devem estar antenadas e promover ações e programas que correspondam às expectativas do mercado.
A política de comunicação interna deve ser cada vez melhor trabalhada, pois é responsável por lidar com o primeiro público da empresa, e talvez, o mais importante. São os funcionários os grandes responsáveis pela multiplicação de informações, pela geração de produtos e serviços altamente qualificados para atender a demanda de mercado, são os porta-vozes em variadas situações do cotidiano empresarial. São responsáveis por dar a resposta mais adequada ao ensejo dos clientes e sociedade como um todo.
Quando as ações de comunicação extrapolam os muros da empresa, então é preciso estar conectado às últimas novidades, apresentar uma comunicação de ponta alinhavada com o público consumidor e também com a formatação que se quer dar à marca nos próximos anos. Campanhas institucionais, promoção de eventos, patrocínios, comunicação digital e todo tipo de comunicação geradora de expectativa é fator essencial para garantir o status quo da marca corporativa e intesificar a gama de negócios da empresa. Todo o investimento é baixo em função do que se pretende conquistar.
Atrelado a competência de resultados alcançados através da gestão de marcas, as empresas têm constatado que em momentos propícios de mercado uma marca bem trabalhada tem maior facilidade de penetração de mercado, maior aceitação por parte do público e respeito pela comunidade. São aspectos que favorecem a venda e consolidação mercadológica. Já quando o mercado está em crise, os investimentos em gestão de marcas também se mostram oportunos, visto que uma reputação forte e admirada é altamente favorável ao enfrentamento das dificuldades do mercado como um todo.
Dentro do leque de ações que uma empresa tem de desenvolver para ampliar a percepção das pessoas sobre suas marcas, é importante destacar a questão da responsabilidade social e ambiental, fator que há sete anos não era percebido com tanto afinco. Hoje, o consumidor em geral tem esta como uma de suas preocupações na hora da decisão de compra. Portanto, as empresas devem estar antenadas e promover ações e programas que correspondam às expectativas do mercado.
A política de comunicação interna deve ser cada vez melhor trabalhada, pois é responsável por lidar com o primeiro público da empresa, e talvez, o mais importante. São os funcionários os grandes responsáveis pela multiplicação de informações, pela geração de produtos e serviços altamente qualificados para atender a demanda de mercado, são os porta-vozes em variadas situações do cotidiano empresarial. São responsáveis por dar a resposta mais adequada ao ensejo dos clientes e sociedade como um todo.
Quando as ações de comunicação extrapolam os muros da empresa, então é preciso estar conectado às últimas novidades, apresentar uma comunicação de ponta alinhavada com o público consumidor e também com a formatação que se quer dar à marca nos próximos anos. Campanhas institucionais, promoção de eventos, patrocínios, comunicação digital e todo tipo de comunicação geradora de expectativa é fator essencial para garantir o status quo da marca corporativa e intesificar a gama de negócios da empresa. Todo o investimento é baixo em função do que se pretende conquistar.
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