A sociabilidade é o capital da internet
Adam Smith explicou como o capitalismo funcionava; Karl Marx explicou por que ele não funcionava. Agora está na hora de entender uma nova dinâmica de capital: a sociabilidade na internet.
Sem medo de errar, as redes sociais serão catalisadoras dos
negócios nos próximos anos. Ou melhor, o relacionamento praticado nas redes
sociais será fundamental.
Já não é de hoje que empresas, governos e demais
instituições públicas e privadas estão de olho no que acontece dentro da
internet. Cada vez mais cresce o número de navegadores, é maior o volume
distributivo de banda larga, o número e a diversidade de máquinas de acesso, as
possibilidades de comunicação por meio dessa galáxia tecnológica chamada
internet.
É quase impossível transitar em qualquer parte do mundo sem
ver alguém teclando, postando, fotografando, gravando, lendo notícias em seus
smartphones, laptops, tablets e outros mecanismos de acesso. Existe uma
necessidade psicossocial de que tudo deve estar na rede. Aconteceu, clique!
Pronto, lá está no YouTube, no Facebook, no Twitter e em outras tantas
plataformas.
Isto tudo gerou uma massificação de novos tipos de
relacionamento entre as pessoas, entre as empresas, entre negócios e
consumidores. Daí surge uma necessidade: é preciso entender, decifrar, esmiuçar
tudo o que está acontecendo, a fim de criar estratégias pontuais para cada tipo
de negócio.
E o bolo está crescendo. Até outro dia, discutia-se a
entrada ou não das empresas no mundo das redes sociais; hoje já se discute os
caminhos e práticas para as próximas décadas. Ou seja, se tiver alguém ainda
pensando que poderá sobreviver fora das redes é bom economizar para o
sepultamento, será inevitável.
Bill Gates já havia sugerido, em meados dos anos 90, a
estrutura de base para análise de dados provenientes da internet, a chamada data mining (mineração de dados) como
fonte de captação e entendimento acerca do que acontece nesse universo. Com
esses elementos em mãos é possível entender o que pensa o consumidor, perceber
as tendências, potencializar relacionamento, criar estratégias, enfim, estar
mais próximo de boas práticas sociais.
O capital do nosso século já tem nome: relacionamento, ou se
preferir, sociabilidade! Então é preciso colocar o bloco na rua, ou melhor, nas
redes, e buscar todos os elementos disponíveis para fazer do presente o
passaporte para o futuro. E o futuro é agora!
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