O poder do intangível
Nem sempre aquilo que não vemos é o que menos importa. Nos
momentos atuais, diria que é justamente o contrário. O Marketing tem buscado
novas respostas para lidar com a pergunta fatal: como se relacionar com o
consumidor dos novos tempos?
A resposta está cada vez mais na casa do intangível. O
Marketing 3.0 preconiza a importância de conquistar mentes, corações e
espíritos. Não basta apenas fazer mais uma venda, é preciso marcar território,
fixar conceitos, conquistar, apaixonar.
A diversidade cultural apoiada na velocidade e abrangência
da internet expõe novas formas de ver o mundo sob diferentes ângulos. É preciso
entender exatamente o pensamento, a percepção e o desejo de nossos
interlocutores para uma comunicação exemplar. Já não cabe apenas achar que se
está fazendo o melhor, é crucial fazê-lo.
Esta filosofia não se restringe apenas ao campo dos produtos
e serviços corporativos. As entidades públicas também devem passar por um
choque de gestão e entender que o centro do universo já não são as fortalezas
municipais, estaduais e federais. É preciso estar em sintonia com as
necessidades de cada bairro, cidade, estado, país. Entender e atender
tornaram-se palavras correlatas, quase sinônimas no atributo de excelência dos
serviços públicos.
Montar uma estação de atendimento ao consumidor não quer
dizer exatamente que se está atendendo pessoas com a máxima qualidade e
encantando velhos e novos clientes. É preciso sim manter canais de comunicação
abertos e receptivos não apenas para receber dúvidas e reclamações, mas
principalmente, para interagir, comunicar.
As redes sociais na internet têm sido fundamentais para
ditar um novo ritmo no aprendizado público e privado. Quem não consegue ouvir e
perceber as nuances dessa audiência, fatalmente será jogado na “boca do lobo”.
Mas, ouvir e perceber não é tudo. É preciso saber agir, usar o feedback com maestria. Dar a melhor
resposta, superar expectativa, inovar.
O pensamento estratégico deve ser visto como uma
preciosidade dos novos tempos. Aguçar a performance através das várias ciências
sociais: filosofia, psicologia, antropologia, sociologia, comunicação. O
caminho está desenhado, é preciso saber transitar e saber ler todos os alertas
ao longo da autoestrada da gestão.
Somente assim, podemos fazer uma viagem tranquila rumo ao destino
planejado.
Comentários