O que a comunicação pode fazer pela cidade de São Paulo
Desde os primórdios de minha carreira como jornalista e
especialista em comunicação tenho registrado que saber ouvir é a maior dádiva
da cátedra de comunicação. Afinal, só mesmo tendo o dom de ouvir é que podemos
de fato entender o nosso semelhante. E é essa ponte que leva as pessoas a se
aproximarem umas das outras e manter canais de comunicação fora da obscuridade
e da ignorância social que afasta aqueles que detêm o poder de realizar das
vontades e carências dos que precisam.
O bom trabalho dentro da gestão pública deve justamente
ampliar os canais de comunicação, desobstruir as vias de acesso público aos
gestores, estimular a participação popular, preparar os gestores para serem
receptivos à participação popular e responder a esses apelos.
Para quem acha que isso é pouco, é bom lembrar que o
entendimento entre os que detêm o poder de realizar e aqueles que têm a
necessidade é o principal ponto de convergência para reduzir custos, promover o
entendimento, atender as necessidades em ordem prioritária, estabelecer
vínculos com a população, estimular o feedback,
aumentar a capacidade de gestão, inovar na administração pública.
Nas empresas é comum utilizarmos grupos participativos para
elencar os problemas de cada departamento, promover a discussão sobre os temas
levantados, apontar soluções e meios de implementação; então, por que não
transferir conceitos e ferramentas de gestão empresarial para o setor público a
fim de facilitar o intercâmbio com a população e otimizar a realização de
projetos e serviços, aumentando a qualidade, o controle e a aferição dos
mesmos?
A transferência de técnicas e ferramentas de administração
para a gestão pública pode se tornar uma realidade universal caso haja
predisposição e vontade política para obter resultados e melhorar a qualidade
dos serviços públicos prestados ao cidadão. Imagine o que um sistema de
Inteligência integrado por internet, softwares e profissionais preparados pode
realizar pela sociedade; a montagem de um banco de dados de cada paciente, com
informações pontuais sobre os últimos exames, quadro de possíveis doenças,
tratamentos realizados e outros apontamentos poderiam contribuir para um
diagnóstico preciso durante o atendimento de emergência; e isto tudo poderia
ser visualizado pela leitura óptica de um cartão com código de barras de posse
do paciente ou familiar. Tal paciente poderia ser atendido com maior rapidez e
eficácia em qualquer região que estivesse transitando. Os primeiros
atendimentos de uma ambulância poderiam ser mais assertivos assim que houvesse
a leitura do prontuário eletrônico do paciente, facilitando a chegada e o pós-atendimento
numa unidade de socorro mais próxima. Marcar consultas e exames por meio da
internet seria um facilitador para pacientes, funcionários, clínicas e
hospitais. É a otimização, qualificação e modernidade dos serviços de Saúde.
Este é apenas um quadro dos muitos que poderiam ser pintados
pela capacitação, criatividade e poder de interação proporcionado pela
comunicação junto à gestão pública. O alvo e a missão seria sempre a melhoria
da qualidade dos serviços, afinal, conseguindo tal tento a população estaria
mais próxima da satisfação, e o poder público, da realização de sua existência:
o bem servir.
Comentários
O Projeto “UMA MENSAGEM PARA VOCÊ” colocado em execução em Amparo, aberto ao público em geral (pedestres e/ou condutores), desde 23 dez/2010 atingindo até o momento a distribuição de mais de 250.000 (duzentas e cinqüenta mil) mensagens; com registros de seu impacto em diversas mídias e/ou organizações conforme poderá ser conferido no final desta apresentação em fontes de consultas.
“UMA MENSAGEM PARA VOCÊ” além dos destaques da mídia, jornais, TVs, gravações de documentários e associações; tem mostrado ser uma ótima ‘ferramenta’ de modificação e/ou sensibilização comportamental e/ou reflexão existencial, conforme registros que temos feito ao longo do acompanhamento diário de sua apresentação ao público.
Alerto aos dirigentes que não se trata de simples e aleatória distribuição de mensagens, mas sim uma mudança de paradigmas, ao invés de se dar algo, o público é motivado através de uma exposição visual a pegar uma mensagem e desta forma fortalece-se a reflexão e por contingência do subconsciente favorece a imagem do patrocinador, empresa, clube, escola, instituição e/ou organização.
“Caminhar sobre as nuvens não basta,
precisamos criar e ousar.”
Ellen Jhamile
Decorrente desta exposição e de nossa vivência com mais de 40 anos em psicologia aplicada, incluindo-se participações em consultoria a processos diversos, estamos buscando uma parceria para oferecer aos gestores organizacionais uma vivência (treinamento intensivo), na qual todos os princípios teóricos, itens, paradigmas, procedimentos, motivadores, fundamentos, estratégias ambientais, dicas e demais especificações que registramos ao longo desta experiência (1 ano e 5 meses + 250.000 mensagens) seriam apresentados e oferecidos para a aplicação em seus cenários organizacionais, tendo como foco a excelência nos níveis das relações inter e intrapessoal.
É um projeto é inovador, original, simples, criativo, de impacto, interativo que conta com respaldo de paradigmas psicológicos merecendo cuidados no planejamento, programação, definição de focos, flexibilização, organização, manutenção e impacto comportamental.
Segue em anexo arquivos pertinentes ao Projeto “UMA MENSAGEM PARA VOCÊ”.
Caso haja interesse em construir a referida parceria para a realização da proposta Vivência (treinamento Intensivo) fico, desde já, no aguardo de confirmação do recebimento deste, me colocando a inteira disposição.
“É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas,
do modo mais simples” Émerson
Tito, psicólogo organizacional site www.templomente21.com
http://br.linkedin.com/pub/tito-fhoo-uol-com-br/34/926/20
email fhoo@uol.com.br