Ser melhor todos os dias


Acredito que o grande desafio da comunicação é estabelecer parâmetros de melhorias nos relacionamentos, no entendimento entre povos e, principalmente, no autodesenvolvimento das pessoas.
Crescer é uma palavra muito em voga no dicionário do desenvolvimento comportamental, mas que precisa ser abalizada sob o aspecto de entender como fazer. Ou seja, pessoas só crescem quando descobrem formas e meios para tal; é necessário um apurado olhar interior. E a comunicação é objeto sine qua non para o entendimento intrapessoal, afinal, ninguém consegue ser melhor se não puder enxergar o seu todo de maneira ampla, realizar uma avaliação profunda e promover as modificações necessárias.
Melhorar todos os dias é o principal desafio da comunicação. É o que faz você acordar e mover-se em direção ao novo. Não apenas às novas descobertas materiais, mas, principalmente, em relação àquilo que nos motiva a ir em frente e sempre querer mais.
Como diria o poeta: Narciso acha feio o que não é espelho; temos o senso crítico aguçado para avaliar o outro; entretanto, quando o assunto somos nós... É nesse momento que precisamos saber lidar com a comunicação intrapessoal; sermos observadores de nosso próprio eu. Quando nos despimos do manto da presunção, da perfeição absoluta, saímos da zona de conforto comportamental e despertamos nossos instintos para descobrir novas estradas de desenvolvimento pessoal. O homem só cresce quando descobre e vence suas próprias barreiras.
A comunicação é a mola propulsora necessária para estabelecer o contato não apenas com o outro, mas com o nosso “eu”. Assim, toda vez que melhoramos nosso “eu”, temos a certeza de subir um degrau em direção ao entendimento com o próximo. É o caminho.

Comentários

M.Collier disse…
Muito legal seu texto, Laércio. Realmente, é muito mais fácil observar os "erros" dos outros do que os nossos. Minha mulher, professora há mais de 30 anos, trabalha com o conceito de auto educação; ou seja, o professor, antes de ensinar, precisa aprender muito a seu próprio respeito. Eu também trabalho com um conceito similar. Assim, vejo a comunicação como um processo de mão dupla, algo que eu denomino de inter/auto: a observação do "outro" e a auto observação (do "eu") devem andar sempre de mãos dadas. Atenciosamente, Maurício Collier

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