A culpa é do estagiário!
Rede social não é de graça. Todos
os posts têm um custo. Uns agregam valor às marcas, outros incendeiam um
trabalho de anos. Todo cuidado é pouco. Responsabilidade é a palavra de ordem.
Por isso, o dilema: postar ou não
postar, eis a questão.
Muitas empresas não têm ainda a
dimensão exata das oportunidades criadas nas redes sociais e, tampouco, das
mazelas derivadas de um simples post “bem intencionado”.
Na internet, quando vemos um
desses posts duvidosos, a autoria é atribuída ao estagiário. Brincadeiras à
parte, a verdade é que muitos distúrbios de comunicação já foram causados por
pontiagudos caracteres. O STF (Supremo Tribunal Federal) já passou por saia
justa devido a um post mal ventilado; grandes empresas estão suscetíveis,
diariamente, ao mesmo fato; atores, jogadores de futebol, youtubers,
cantores e qualquer ser humano que resolva habitar a terra da desconhecida
internet pode ser um alvo.
E aquela comunicação, até outro
dia tão difícil e limitada, agora, dá vazão para que qualquer um diga qualquer
coisa. No meio desse tiroteio de palavras estão as marcas, algumas vezes vistas
com bons olhos, outras, alvos da fúria de dezenas, centenas e até milhares de
internautas.
Sabemos que a construção de
grandes e fortes marcas não são forjadas no medo e numa posição low-profile.
Portanto, o melhor é adotar uma linha de comunicação bem planejada, com
detalhamento do que pode e não pode ser feito; com a preparação dos
responsáveis para serem os porta-vozes das marcas e com ações bem claras para
qualquer equívoco, que, certamente, um dia possa acontecer.
É preciso enxergar a comunicação
das redes sociais como um importante elemento na construção de patrimônio,
valor de marca, fidelização de clientes e público em geral. Nunca deve ser
vista como algo difusa, sem importância e apenas como canal de “rala
propaganda”, a qual possa ser entregue às mãos daquele sobrinho que “sabe mexer
no computador”. Caso contrário, você vai descobrir, da pior maneira possível,
que o estagiário é você.
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