O valor e o preço
Louis Vuitton, Ferrari, Chanel, Apple, Google, Coca-Cola.
Não são simples marcas, são sinônimos de sucesso. São identidades que carregam
produtos nas costas. Levam ao mercado algo mais do que a qualidade intrínseca a
cada produto, leva um simbolismo, um status
diferencial que envolve o consumidor, propõem um estilo de vida.
As marcas têm seu valor individual e estigma de dominação
das mentes dos consumidores, no entanto, existem valores com diferentes
predicados, que se encaixam à realidade de uns mas não de outros, seja pelo
simbolismo, seja pela precificação de seus produtos.
É mais importante notar que produtos comuns têm preços;
produtos diferenciais, sustentados por suas respectivas marcas, têm valor. É
isso que faz com que um comprador gaste milhares de dólares em uma Ferrari para
ouvir o ronco único de seu motor – e toda a mística que está por trás da
singela marca do cavalinho. É o mesmo faz um executivo ao optar por uma
Mercedes, símbolo de qualidade e status
social.
Como bem se pode observar em qualquer propaganda, ninguém vende
essencialmente a qualidade do produto ou como ele é produzido sobre as mais
rígidas leis de operação industrial, afinal, o que menos importa ao consumidor
é saber como é feito aquilo que nasceu para lhe dar prazer. As propagandas
vendem isso: o desejo inconsciente atendido através de um produto que está ali
ao seu alcance. A mensagem é clara: compre e seu desejo vai se realizar!
Despertar atenção, conquistar a mente e o coração é o tripé
da comunicação para o sucesso de uma marca. Por isso, mais do que conhecer os
meandros da fabricação e da qualidade desejada ao produto, é preciso conhecer
detalhadamente o consumidor, seus desejos mais íntimos, suas expectativas, seus
limites e aquilo que supera tudo isso. São esses ingredientes que servem para
formular as estratégias de comunicação e seduzir o cliente de maneira delicada
e única.
Todas as vezes que fizer um produto lembre-se de que ele
está predestinado a viver com o estigma do preço ou ser um instrumento de
realização de expectativas e sonhos, algo que realmente tenha valor.
Comentários