A importância de um ombudsman para as empresas
Hoje é comum as empresas terem grupos de trabalhos para
identificar problemas internos de processos e qualidade de produtos. O que não
é muito peculiar à vida organizacional é ter alguém fora dos muros empresariais
pronto a observar, ouvir e coletar informações pertinentes às deficiências de
atendimento como um todo e apontar a solução.
Os jornais já têm esse profissional dentro do seu quadro de
trabalho: o ombudsman.
Ombudsman é um profissional com a função de receber
críticas, sugestões e reclamações de usuários e consumidores, com o dever de
agir de forma imparcial para mediar conflitos entre as partes envolvidas. É o
catalisador de perguntas e respostas que possam melhorar o relacionamento entre
empresa e consumidores, tendo como objetivo principal a melhoria da qualidade de
atendimento e a satisfação do cliente final.
Sei que até existem algumas organizações que já têm o cargo
preenchido em seus quadros funcionais, mas eu, e eles, sabemos que são apenas
pessoas que ouvem reclamações, mas, efetivamente, pouco se faz para chegar a
soluções.
Um ombudsman deve ter liberdade e autonomia para ir atrás
dos defeitos das empresas, apontar o dedo e sugerir caminhos que levem à
resolução. Quanto mais tempo se leva para dar uma resposta concreta para um
consumidor mais se propaga a insatisfação e mais futuros clientes tomam ciência
da realidade de cada empresa.
Outro caminho que tem sido adotado é o das redes sociais.
Temos visto canais de comunicação para atender reclamações com mais rapidez.
Algumas ações têm sido louváveis sobre o ponto de vista da breve resposta e de
dar satisfações às insatisfações dos consumidores. O mais importante disso não
é só dar a resposta, é apresentar soluções para que aquele mesmo problema não
ocorra futuramente com o reclamante e nem com outro cliente. Aí eu pergunto: das
reclamações realizadas contra a sua empresa, quantas são efetivamente
resolvidas para que não se repitam?
É importante salientar que reduzir significativamente o
número de problemas das empresas é o caminho mais fácil para a fidelização do
cliente, a melhoria do boca a boca nas ruas e nas redes sociais, a imagem
institucional e a manutenção de novos clientes. Não adianta azeitar todos os
processos internos se lá fora o bicho está pegando.
Finalizando, é preciso criar (onde ainda não exista) a
figura de ombudsman; treiná-lo para ser um ouvinte atento, perspicaz e isento;
dar autonomia para a tomada de decisões e para apontar caminhos e soluções,
além de acompanhar o passo a passo para as soluções. Isto feito é possível
vislumbrar uma empresa cada vez melhor do ponto de vista do consumidor e não
apenas de uma diretoria com miopia organizacional.
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