Uma empresa precisa saber se comunicar
Empresas devem estar integradas ao social Foto: Leonhard Niederwimmer por Pixabay |
A empresa é um órgão vivo dentro da sociedade. E como tal é
necessário estabelecer alguns princípios básicos para a boa convivência com os stakeholders. A comunicação então se
torna imperativa como ponte de relacionamento com os diversos públicos.
Estabelecer canais de comunicação para elevar o grau de
sustentação dos negócios é premissa obrigatória nos dias de hoje. Quanto mais
portas abertas, maior é o grau de interação, participação e troca de propósitos
e interesses comuns.
Mas sabemos que nem tudo são flores. As dificuldades
cotidianas muitas vezes levam as organizações a fecharem seus canais de
comunicação como método de defesa; um erro. É preciso ter sempre as peças
comunicacionais azeitadas, não apenas no intuito de facilitar a percepção do
consumidor acerca de produtos e serviços, mas também dos propósitos de
desenvolvimento das empresas junto à sociedade.
Interagir é a palavra de ordem. Não por um modismo temporal,
mas por uma necessidade de interpretar mercados e saber se posicionar nesse
meio. É preciso mais do que nunca democratizar os meios de comunicação internos
e externos das organizações, cujos propósitos são: reduzir espaços, eliminar
bloqueios e ruídos que desfavoreçam a integração e a comunhão entre grupos.
O avanço empresarial deve estar à frente do desenvolvimento
social em suas diversas nuances, porque é obrigação da organização ter
previsibilidade das tendências tecnológicas, sociais e até mesmo
comportamentais da sociedade. Nos dias de hoje, as empresas que têm visão
estratégica voltada às tendências presentes e futuras, não apenas dominam seus
mercados, mas estão sempre prontas aos desafios e oportunidades que,
certamente, baterão a sua porta.
E para que as corporações alcancem tal estágio, é preciso
uma cultura organizacional que espelhe tais atributos e pensamentos, somente
assim, terá respaldo de seu corpo funcional para levá-las ao topo de seus
mercados e à vitória institucional. Nesse processo, a comunicação é fundamental
para consolidar estratégias e pavimentar caminhos à liderança e integração
social.
Comentários