A comunicação e o Carnaval

Quando tive a oportunidade de fazer assessoria de imprensa para a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, percebi que existem muitas semelhanças entre uma escola de samba e uma empresa. Desde a estrutura organizacional, o planejamento estratégico, os departamentos, a operacionalização das tarefas, a importância de cada membro para o sucesso de todos e, principalmente, como a comunicação é importante para a obtenção de resultados e o sucesso.

O sonho que nasce na cabeça de um carnavalesco consegue ser compartilhado e repassado para todos os elementos da escola através do presidente da entidade, dos diretores de cada setor, dos compositores através do samba enredo, enfim, através de diversos canais de comunicação que levam ao entendimento geral, propagam um objetivo comum e motivam os integrantes a lutarem por algo comum e que por mais difícil que seja, sempre há motivação para alcançá-lo.

Para fazer com que todos entendam como cada um tem papel fundamental para que a escola faça um grande desfile, pois vencer é uma conseqüência, é preciso haver unidade. O passista precisa saber que ele faz parte de algo maior e que seu trabalho compromete o resultado de um grupo, de uma escola, de uma comunidade. Dentro desse princípio, todos ficam comprometidos com o objetivo da escola e mutuamente se motivam durante todo o ano, até a chegada do dia “D”, o desfile.

Fica aqui mais uma lição empresarial. É preciso entender as pessoas, trabalhar as comunicações dentro de sua realidade e ter o feeling para traduzir conceitos complexos para a realidade comum, tal qual faz um carnavalesco, que com talento e comunicação faz com que todos compreendam e executem ações que, às vezes, estão muito além da imaginação.

Comentários

Postagens mais visitadas