O poder da comunicação integrada
O que a propaganda, assessoria de imprensa, relações públicas, branding, marketing e comunicação interna têm em comum? O principal: a essência. Por isso, a integração entre todas as linhas de comunicação de uma empresa é essencial para o sucesso da imagem institucional da organização, relacionamento com os diversos públicos, prospecção de negócios, valorização da marca e, principalmente, pré-disposição de todos para com a empresa praticante da boa comunicação.
A comunicação integrada é a regência de todas as ferramentas, com o propósito de estabelecer uma linguagem unificada e maximizada. Assim, é possível ter um programa coerente com os interesses da organização e obter resultados satisfatórios, baseado num planejamento integrado aos objetivos da empresa.
Bem, posto à mesa, o que fazer para integrar a comunicação de maneira que os resultados possam ser apurados e, o mais importante, serem positivos? Algumas das medidas a serem adotadas passam pela pesquisa de comunicação interna e externa, montagem do “time de comunicação”, estabelecer um plano de comunicação (interno e externo) que sustente as ações da empresa em função de seus objetivos, criar ferramentas de avaliação e métodos de correção de desvios e aproveitamento de novas oportunidades.
Depois de adotadas todas as práticas e atitudes necessárias para a integração do composto de comunicação, então é preciso dimensionar os espaços de atuação e o budget anual, os quais são imprescindíveis para o sucesso do projeto.
O que é sempre bom lembrar e ter em evidência é que a comunicação empresarial é feita de pessoas, para pessoas. Portanto, conhecer o comportamento humano, os aspectos sociais e as melhores técnicas de comunicação são fatores essenciais para interagir, integrar e estabelecer a forma correta de comunicação da empresa com o mercado, comunidade, funcionários, sindicatos, imprensa, órgãos públicos etc.
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