A liderança do sucesso e do fracasso
O sucesso de um projeto começa com a crença das pessoas em
sua realização. Difundir uma ideia, um desejo, um sonho é uma das tarefas mais
difíceis e preciosas de qualquer liderança. Um grupo para ostentar uma bandeira
precisa, antes de tudo, acreditar naquilo que vai se empenhar. O processo de
convencimento dos pares começa, necessariamente, pela desmistificação do tema e
pelo esclarecimento de como a pessoa vai participar para tornar o projeto uma
realidade; ou seja, o líder deve ter habilidade de comunicação para traduzir a
ideia do sonho para o real.
Um líder que não
acredita piamente naquilo que está dizendo jamais terá sucesso em sua
empreitada. Ninguém segue uma liderança desmotivada, apática, pouco envolvida e
com dificuldade de transmitir aquilo que acredita. As pessoas querem certezas,
caminhos possíveis e benefícios na chegada ao fim do arco-íris.
Muitas vezes vemos um bom projeto naufragar por falta de
capacidade de liderança; no sentido contrário, temos lideres habilidosos
conduzindo com maestria projetos mal-acabados e, assim mesmo, atingem o
almejado sucesso. Então o que dizer do projeto bem estruturado, planejado e nas
mãos de um líder competente?
Uma instituição pública
precisa de um condutor à frente de seu tempo, com visão e soluções viáveis para
seu povo, com criatividade e poder de realizar o que é planejado. Um clube de
futebol precisa de um presidente audacioso, visionário, criativo e profissional
para impor a dinâmica de trabalho adequada aos novos tempos e à necessidade de
realização de torcedores e associados. Um diretor corporativo tem que
interpretar os cenários em que vai atuar e desenvolver as melhores estratégias
não apenas do ponto de vista mercadológico, mas também, cultural, social,
político e organizacional. Então, vimos que o papel do líder é bem mais extenso
do que possa imaginar a nossa vã filosofia.
Em pleno século XXI ainda existem pessoas crentes de que uma
cara fechada e um tom de voz ameaçador é sinal de liderança. Esqueça. O líder
moderno é mais do que respeitado, é admirado pelo seu carisma comunicacional e
pelo seu profissionalismo; ou porque não dizer, pelo dom inspirador. O segredo
não está na mera realização de uma tarefa, mas no envolvimento completo, tal
qual apregoa o Marketing 3.0: mente, coração e alma numa só sintonia.
Comentários