O poder da comunicação interna
Uma liderança que não enxerga o seu exército como um todo
está fadado ao fracasso. A empresa é uma organização que funciona como uma
máquina, se apresentar defeito em uma das peças, compromete o todo. Portanto,
todos os departamentos devem estar em comunhão ao que prediz o planejamento
estratégico da empresa, cumprindo todas as etapas para atingir metas e objetivo
final.
A comunicação interna é essencial para a formação de times
campeões, determinados e prontos para enfrentar desafios. É possível criar uma
atmosfera positiva e produtiva que conduz ao aperfeiçoamento de todas as
atividades por intermédio da associação entre todos os departamentos. O
resultado final é consequência do bom desempenho em particular de cada setor.
Uma equipe bem azeitada do ponto de vista técnico e comportamental
é um exército potente perante os desafios de mercado. Essa mesma equipe é
capaz de alcançar resultados maiores em menos tempo graças ao entendimento e
participação espontânea de todos por um bem comum. A comunicação funciona como
uma ponte de entendimento para que os funcionários conheçam, interpretem e
adotem o planejamento estratégico como uma bússola no dia a dia da organização,
como um mapa de orientação aonde ir. Com isso, cada um sabe exatamente como
contribuir e ser um ator produtivo na construção do cenário planejado. O
funcionário não se sente como um poste, sem saber o que acontece na empresa e
quais os rumos que ela pretende tomar.
O desafio de aprimoramento da comunicação interna é uma
constante em todos os tempos e cenários. É preciso aprimorar os formatos de
comunicação para melhorar o entendimento e acelerar o ritmo de compreensão da
importância de cada um para a construção do todo. O segredo é fazer com que
todos os departamentos sejam responsáveis pela difusão da boa prática de comunicação
e que o setor homônimo seja disseminador da filosofia que será absorvida por
todos.
Uma empresa vende mais e melhor quando a comunicação interna
é fluente, pois é relevante para a melhoria das relações no trabalho, qualidade
de produção, melhoria da logística, compatibilização com os aspectos
financeiros e ferramenta facilitadora para o marketing. Por isso, friso: é
preciso perceber que a comunicação precisa ser vista de maneira estratégica e ampla
em todos os setores, fases e ações de uma empresa.
O poder da comunicação interna pode determinar o sucesso ou
o fracasso de uma organização. Diante disso, é de suma importância que as
lideranças atentem para o fato de que a prática da comunicação interna não é subjetiva
como se pensava anos atrás, afinal, os resultados apontam em outra direção. É
preciso estar antenado e pronto para assumir e conduzir tal filosofia com a
maestria do regente de uma orquestra. Os seus clientes irão aplaudir.
Comentários