Crise é para ser resolvida
Em tempos de vacas gordas ninguém gosta de pensar nas dificuldades. Adotar atitudes preventivas e preditivas não é uma questão de pessimismo, é uma lógica racional para enfrentar um possível problema. Aquele que antevê os acontecimentos com base na análise de dados e informações, do conhecimento e da experiência, e até mesmo na intuição, está acima da média, pronto para garantir o sucesso de qualquer negócio.
A crise nunca anuncia quando chega, nem quando vai aportar. Costumo dizer que é preciso pensar naquilo que ninguém ousa pensar, somente assim poderemos tomar atitudes de precaução para salvaguardar o sucesso do planejado. Um plano de comunicação é uma ferramenta útil e eficaz não apenas para orientar as empresas sobre tudo o que acontece no dia a dia da organização, mas também para aquilo que supostamente possa acontecer, mesmo quando não desejamos. Uma companhia aérea que não assume o risco da queda de um avião jamais colocará uma aeronave no ar. Não é desejar o fato, mas saber que, mesmo o indesejável, pode acontecer. Então, é preciso adotar uma série de medidas para que o fato não vire realidade, e se porventura vier a ocorrer, então é preciso estar preparado para dirimir problemas, enfrentar as dificuldades e recolocar tudo nos trilhos, afinal, o show tem que continuar.
Como tocar uma fábrica de produtos químicos sem conhecer os reais riscos pertinentes à produção, armazenamento, transporte e assistência pós-venda? Como não prever todos os cuidados a serem adotados para salvaguardar os direitos e a saúde dos moradores do entorno da fábrica? Como não ter preparado um esquema de ação emergencial para lidar com as situações que possam fugir ao controle em caso de acidentes? Pois é prevendo e adotando medidas e ações para que tais fatos não aconteçam, e acontecendo, para que não tomem proporções de descontrole e desinformação que a empresa poderá estruturar-se de maneira homogênea e integra para o sucesso presente e futuro.
Uma marca não é apenas o desenho de um logotipo com um belo slogan. É a reunião de uma série de adjetivos, percepções, atrativos, aspectos concretos e subjetivos, reunidos em torno de uma empresa; é como o reflexo de uma imagem num espelho; imagem esta composta a muitas mãos. Portanto, todos têm uma parcela de responsabilidade pela edificação, manutenção e até mesmo na destruição da imagem institucional. Digo que o profissional de comunicação é apenas o regente da orquestra, mas se um dos instrumentos não estiver em harmonia com os demais durante o concerto, então tudo estará arruinado.
As crises existem para serem enfrentadas, contornadas, vencidas. O que não podemos fazer é fingir que elas são produtos da imaginação. Diante disso, devemos estar preparados para colher exatamente aquilo que plantamos. O plano de comunicação é a metodologia para a preparação da terra em tempos de sol e de trovoadas. Sem tal instrumento, não há crise que possa ser superada.
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