sábado, 20 de setembro de 2008

Comunicação digital em pauta

O processo de comunicação entre as empresas e o mercado é um caldeirão em efervecência. Não podemos dormir e acordar pensando que estamos com a missão cumprida frente às necessidades diárias dos consumidores. É preciso sempre mais. É preciso estar antenado com as novas ferramentas que surgem e, principalmente, saber fazer uso dessas ferramentas.

Um exemplo palpável disso é o sistema de bluetooth, um dos mecanismos digitais que tem larga aplicação dentre os jovens e que ainda está sendo pouco utilizado pelo mercado. As propostas ainda são muito simples e comedidas. É preciso mais visão de marketing e uma boa dose de ousadia de propaganda.

Particularmente, nossa agência está fazendo aplicação do sistema de bluetooth para candidatura política, é um mecanismo excelente para conversar com os jovens em portas de faculdades, bares, baladas e outros eventos de porte, com grandes concentrações de pessoas. Mas não é só um processo de transmissão de dados, é também um novo formato de comunicação, gerando expectativas, interatividade e apresentando novidades para o mercado de maneira seletiva e atrativa.

Sair na frente com novas propostas, com ousadia na concepção de comunicações de vanguarda e interatividade com o público é o grande desafio dos profissionais de marketing e dos comunicadores em geral. As empresas devem ter visão para atender aos anseios desse novo mercado que se projeta pelo mundo digital.

Pensar a comunicação de ponta apenas calcado na formatação dos sites e portais de internet já é coisa do passado, é preciso olhar as diversas mídias que se apresentam e criar novas formas de interação com os públicos, estreitando os campos de relacionamento e intensificando o nível de mensagens e de credibilidade dos produtos e serviços oferecidos.

Aparelhos celulares são ferramentas pouco utilizadas pelos comunicadores brasileiros, que na maior parte das vezes esperam pelas novidades advindas dos mercados europeus, asiáticos e americanos. Entretanto, temos plenas condições de criar e propor interatividade através dos programas que já são conhecidos, com um planejamento estratégico inteligente e campanhas desafiadoras. Basta atenção para as portas que estão abertas e que precisam ser transpostas de maneira inteligente e criativa.

A comunicação digital é um caminho sem volta, com tendência a crescer absurdamente, portanto, devemos saber lidar com o desafio e criarmos novas plataformas de trabalho para surpreender positivamente o mercado.

Nenhum comentário:

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...