sábado, 13 de novembro de 2010

Surfando nas ondas empresariais


Olhar o mar, esperar a melhor onda, estar pronto, surfar. A metodologia empregada pelos surfistas pode ser adotada pelas empresas para antever os momentos favoráveis de atuar no mercado, e mais, de antecipar tendências.

O fato de olhar o mar funciona como monitoramento, no qual o surfista observa o tempo, analisa os ventos, a calmaria ou a fúria das ondas, o momento mais propício para entrar na água. As empresas também devem ser observadoras do mercado para detectar o exato instante de lançar um produto, adotar uma estratégia, promover uma ação de vendas, reunir elementos para chegar bem à reta final.

Esperar a melhor onda é um ritual de sabedoria do surfista, entender o ambiente de atuação, perceber as nuances determinantes dos momentos propícios e de dificuldades, saber ler nas entrelinhas qual é a melhor hora de surfar. Assim também deve acontecer com os responsáveis pela gestão empresarial.

O próximo passo é ter a consciência de estar pronto para subir na prancha. É preciso rever toda a habilidade adquirida, pôr em prática todo o aprendizado e a experiência acumulados.

Por fim, é chegada a hora de pegar a onda e surfar. É o instante mágico em que todo o planejamento, toda a experiência, toda a habilidade e conhecimento armazenados são colocados à prova; é o momento de atravessar a linha tênue que determina o sucesso ou o fracasso.

Como no surf, uns deslizam como plumas nas ondas do mar; outros caem e rolam até a praia. O mais importante é saber levantar, analisar o que não deu certo e retomar o desafio com os ânimos renovados, com mais uma lição aprendida.

Realmente, há muito para aprender com quem tem o que ensinar. É pura questão de observação, de sabedoria.

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