Marketing 6.0: a era da imersão e interatividade

O marketing tem várias nuances e pontos de adaptabilidade ao longo da história. Hoje convivemos com o Marketing 6.0 ou metamarketing, que reúne um escopo de várias tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, criando um ambiente de experiência mais interativa e imersiva para os clientes, tanto no espaço físico quanto no digital.

Dentro dessa complexidade contemporânea, temos três operações distintas. O marketing multissensorial reúne a oportunidade de oferecer múltiplas experiências num mesmo ambiente através dos cinco sentidos, como acontece, por exemplo, nas lojas Starbucks. Desde o olfato e a visão até o paladar, tudo é pensado para despertar emoções e influenciar comportamentos.

Outra extensão dentro do conceito 6.0 é o marketing espacial, aproveitando ao máximo o ambiente offline para integrar a experiência do cliente no espaço físico com a do mundo online. Uma loja, por exemplo, pode enriquecer o universo do cliente com painéis informativos, interativos e imersivos; ter provadores com opções de leitura corpórea para aplicação de distintos modelos de roupas; e repensar o interior dos ambientes como uma maneira de agregar experiências ao cliente enquanto ele estiver trafegando por ali.

E, por fim, dentro dessa trilogia de marketing 6.0, temos o marketing no metaverso, criado inicialmente em plataformas de jogos com espaços publicitários delimitados para interação das empresas com os usuários. Tivemos marcas como Nike, Samsung, Coca-Cola, entre outras, como pioneiras nessa viagem imersiva. Para alguns, esse ambiente ainda parece um pouco distante, no entanto, é tão comum à geração Z e Alfa, tal qual comer, beber, dormir e acordar.

É preciso estar alinhado a essa multipluralidade do marketing 6.0, sabendo fazer a leitura correta de cada geração e a melhor aplicação dos conceitos e estratégias descritas para obter impacto positivo para empresas, marcas e produtos. Assim é possível diminuir o espaço entre o racional e o emocional; entre a mente e o coração.

Comentários

Postagens mais visitadas