quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Sorria, você está sendo filmado


Sorrir sem dúvida é um estímulo para melhorar a vida. Num desses finais de semana, fui ao Clube Esperia assistir um torneio de boxe, do qual participava um amigo. Ao chegar à portaria, o atendente de pronto abriu um largo sorriso, deu bom dia, e mostrou-se solicito em saber a razão de nossa visita e se éramos sócios do clube; ao saber da negativa, estendeu rapidamente um pequeno papel e uma caneta e pediu a gentileza de preencher aquelas poucas linhas. Depois fez questão de nos orientar pelo caminho até o local do evento, conferindo se tínhamos entendido ou se precisaríamos de ajuda. Mais uma vez abriu o sorriso, agradeceu a nossa presença.
O que parece um fato corriqueiro de qualquer portaria de clube, na realidade não é. Na maioria das vezes, encontramos pessoas desmotivadas, mal preparadas, sem esforço pessoal e com baixa disposição para lidar com o público. Isso traz sérias consequências para a marca, imagem institucional, aumento do número de sócios, fomentação de matérias jornalísticas positivas ou negativas, qualidade de atendimento, valorização do associado e daquele que pode vir a se associar, enfim, são muitos atributos envolvidos.
É de suma importância para a organização o preparo do funcionário, por mais simples que possa parecer sua função, é importante para o aperfeiçoamento da gestão, do marketing, das vendas, da qualidade, e assim por diante. Mas é difícil entender toda essa amplitude quando na realidade nem mesmo a alta direção entende, ou não faz questão que os demais entendam.
Atribuições funcionais são como missões; as pessoas têm que entender toda a importância para que possam desempenhar seu papel com o máximo de esmero. Dentro de uma organização, todos têm a mesma responsabilidade pelos resultados alcançados, sejam bons ou ruins. O importante é tomar consciência da responsabilidade e de como cada um pode contribuir.
Tenho certeza de que o Clube Esperia tem garantido em seu quadro funcional alguém que reflete uma filosofia de bom atendimento, o que garante a manutenção dos atuais sócios e a chegada de outros tantos, talvez por isso mesmo já tenha alcançado mais de um século de existência. Afinal, no mundo moderno somos diariamente “filmados”, seja por câmeras, seja por olhos apurados dos consumidores. Então, sorria!


5 comentários:

Susana Carvalho Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susana Carvalho Ferreira disse...

Excelente observação e ótimo ler um artigo que remete a algo tão simples que ultimamente temos nos esquecido (já que nossas vidas são revestidas de relações virtuais) - sorrir. Talvez esse seja o segredo do sucesso do Clube Espéria, o qual frequentei em alguns eventos em minha infância e que hoje sobrevive aos avanços e mudanças sócio-culturais e econômicas da comunidade do entorno. O Clube Regatas Tietê, um dos melhores clubes da Zona Norte de SP nos idos anos 70 e 80, faliu. Perdeu a mão quando mudou a diretoria e passou a receber os seus poucos sócios com descaso e displicência. Hoje foi tomado pela Prefeitura de SP, por inadimplência de impostos (triste). Já o Espéria, com gestão tradicional e com o cuidado em manter o que há de mais valioso nas relações comerciais - a boa relação humana (afinal ainda somos humanos), soube sobreviver e se reinventar, por isso ainda consegue surpreender quem o frequenta, mesmo que por alguns instantes.
Ótima lição de comunicação e gestão!

Marcelo Pinto disse...

Laércio, parabéns pelo seu artigo. De fato o sorriso tem um enorme efeito transformador, não só nas pessoas, mas também nos ambientes e relacionamentos. Eu acredito tanto nisso, que me dedico à divulgar seus benefícios em minhas palestras motivacionais e comportamentais.
Convido-o a visitar meu site www.palestrantedobomhumor.com.br e meu blog ESPAÇO DO RISO no http://doutorrisadinha.blogspot.com para conhecer um pouco mais deste meu trabalho e missão de vida.
Abraços e Feliz 2013
Marcelo Pinto
O Palestrante do Bom Humor

Álvaro Dalmagro disse...

Acabo de firmar contrato com uma prefeitura de minha região para compor a equipe de comunicação da mesma. Dentre as contribuições inciais que cada um se incumbiu de trazer à discussão com a equipe de governo sugeri que começássemos a rever o processo de contratação das(os) recepcionistas e telefonistas, o que provocou manisfestações de surpresa dos presentes. Considero a porta de entrada da organização um aspecto primordial na relação com os públicos.

Solange Belém disse...

Cresci ouvindo minha mãe dizer que a educação e um sorriso cabem em qualquer lugar. Vejo quão certeiro é esse ditado, pois uma boa impressão abre portas. Parabéns pela postagem.

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...