Sorrir sem dúvida é um estímulo para melhorar a vida. Num
desses finais de semana, fui ao Clube Esperia assistir um torneio de boxe, do
qual participava um amigo. Ao chegar à portaria, o atendente de pronto abriu um
largo sorriso, deu bom dia, e mostrou-se solicito em saber a razão de nossa
visita e se éramos sócios do clube; ao saber da negativa, estendeu rapidamente
um pequeno papel e uma caneta e pediu a gentileza de preencher aquelas poucas linhas.
Depois fez questão de nos orientar pelo caminho até o local do evento,
conferindo se tínhamos entendido ou se precisaríamos de ajuda. Mais uma vez
abriu o sorriso, agradeceu a nossa presença.
O que parece um fato corriqueiro de qualquer portaria de
clube, na realidade não é. Na maioria das vezes, encontramos pessoas
desmotivadas, mal preparadas, sem esforço pessoal e com baixa disposição para
lidar com o público. Isso traz sérias consequências para a marca, imagem
institucional, aumento do número de sócios, fomentação de matérias
jornalísticas positivas ou negativas, qualidade de atendimento, valorização do
associado e daquele que pode vir a se associar, enfim, são muitos atributos
envolvidos.
É de suma importância para a organização o preparo do
funcionário, por mais simples que possa parecer sua função, é importante para o
aperfeiçoamento da gestão, do marketing, das vendas, da qualidade, e assim por
diante. Mas é difícil entender toda essa amplitude quando na realidade nem
mesmo a alta direção entende, ou não faz questão que os demais entendam.
Atribuições funcionais são como missões; as pessoas têm que
entender toda a importância para que possam desempenhar seu papel com o máximo
de esmero. Dentro de uma organização, todos têm a mesma responsabilidade pelos
resultados alcançados, sejam bons ou ruins. O importante é tomar consciência da
responsabilidade e de como cada um pode contribuir.
Tenho certeza de que o Clube Esperia tem garantido em seu
quadro funcional alguém que reflete uma filosofia de bom atendimento, o que
garante a manutenção dos atuais sócios e a chegada de outros tantos, talvez por
isso mesmo já tenha alcançado mais de um século de existência. Afinal, no mundo
moderno somos diariamente “filmados”, seja por câmeras, seja por olhos apurados
dos consumidores. Então, sorria!
5 comentários:
Excelente observação e ótimo ler um artigo que remete a algo tão simples que ultimamente temos nos esquecido (já que nossas vidas são revestidas de relações virtuais) - sorrir. Talvez esse seja o segredo do sucesso do Clube Espéria, o qual frequentei em alguns eventos em minha infância e que hoje sobrevive aos avanços e mudanças sócio-culturais e econômicas da comunidade do entorno. O Clube Regatas Tietê, um dos melhores clubes da Zona Norte de SP nos idos anos 70 e 80, faliu. Perdeu a mão quando mudou a diretoria e passou a receber os seus poucos sócios com descaso e displicência. Hoje foi tomado pela Prefeitura de SP, por inadimplência de impostos (triste). Já o Espéria, com gestão tradicional e com o cuidado em manter o que há de mais valioso nas relações comerciais - a boa relação humana (afinal ainda somos humanos), soube sobreviver e se reinventar, por isso ainda consegue surpreender quem o frequenta, mesmo que por alguns instantes.
Ótima lição de comunicação e gestão!
Laércio, parabéns pelo seu artigo. De fato o sorriso tem um enorme efeito transformador, não só nas pessoas, mas também nos ambientes e relacionamentos. Eu acredito tanto nisso, que me dedico à divulgar seus benefícios em minhas palestras motivacionais e comportamentais.
Convido-o a visitar meu site www.palestrantedobomhumor.com.br e meu blog ESPAÇO DO RISO no http://doutorrisadinha.blogspot.com para conhecer um pouco mais deste meu trabalho e missão de vida.
Abraços e Feliz 2013
Marcelo Pinto
O Palestrante do Bom Humor
Acabo de firmar contrato com uma prefeitura de minha região para compor a equipe de comunicação da mesma. Dentre as contribuições inciais que cada um se incumbiu de trazer à discussão com a equipe de governo sugeri que começássemos a rever o processo de contratação das(os) recepcionistas e telefonistas, o que provocou manisfestações de surpresa dos presentes. Considero a porta de entrada da organização um aspecto primordial na relação com os públicos.
Cresci ouvindo minha mãe dizer que a educação e um sorriso cabem em qualquer lugar. Vejo quão certeiro é esse ditado, pois uma boa impressão abre portas. Parabéns pela postagem.
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