domingo, 4 de maio de 2008

A comunicação e o Carnaval

Quando tive a oportunidade de fazer assessoria de imprensa para a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, percebi que existem muitas semelhanças entre uma escola de samba e uma empresa. Desde a estrutura organizacional, o planejamento estratégico, os departamentos, a operacionalização das tarefas, a importância de cada membro para o sucesso de todos e, principalmente, como a comunicação é importante para a obtenção de resultados e o sucesso.

O sonho que nasce na cabeça de um carnavalesco consegue ser compartilhado e repassado para todos os elementos da escola através do presidente da entidade, dos diretores de cada setor, dos compositores através do samba enredo, enfim, através de diversos canais de comunicação que levam ao entendimento geral, propagam um objetivo comum e motivam os integrantes a lutarem por algo comum e que por mais difícil que seja, sempre há motivação para alcançá-lo.

Para fazer com que todos entendam como cada um tem papel fundamental para que a escola faça um grande desfile, pois vencer é uma conseqüência, é preciso haver unidade. O passista precisa saber que ele faz parte de algo maior e que seu trabalho compromete o resultado de um grupo, de uma escola, de uma comunidade. Dentro desse princípio, todos ficam comprometidos com o objetivo da escola e mutuamente se motivam durante todo o ano, até a chegada do dia “D”, o desfile.

Fica aqui mais uma lição empresarial. É preciso entender as pessoas, trabalhar as comunicações dentro de sua realidade e ter o feeling para traduzir conceitos complexos para a realidade comum, tal qual faz um carnavalesco, que com talento e comunicação faz com que todos compreendam e executem ações que, às vezes, estão muito além da imaginação.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

A força da comunicação interna

Cada vez mais as empresas funcionam como grandes times de futebol. Quando existe uma deficiência na defesa, no meio de campo ou no ataque então todo o time “paga o pato”.

A integração entre todos os setores é fator fundamental para a conquista de grandes resultados e mais do que isso, para atingir um objetivo. Um departamento que não entende o planejamento de sua empresa, de como sua atuação é fundamental para o sucesso da organização, ou mesmo como sua contribuição gera resultado, torna-se uma figura apática e um peso morto para toda a equipe.

É muito importante que todos dentro dos grupos sintam-se como essenciais para o desenvolvimento da equipe e para as conquistas. Não existe time campeão sem uma equipe integrada, preparada e motivada para vencer desafios. Já presenciamos equipes formadas por grandes personalidades, grandes craques, mas sem o fator integração, tornam-se apenas equipes sem brilho frente às muitas que existem em todo o planeta. A diferença sempre está nos detalhes.

A questão da comunicação é tão importante para o sucesso de qualquer atividade, que o próprio esporte ensina, quando não há integração entre todos os participantes, não há vontade de vencer desafios, não há conquistas e sobram prejuízos para todos. Quando tudo é planejado, todos estão de acordo e prontos para superar as próprias limitações, então temos um time coeso, motivado e com um potencial de vitória superior à maioria.

Portanto, a comunicação interna é fator estratégico para o sucesso de times e organizações, porque amplia o leque de oportunidades de participação para todos, divide responsabilidades pelos resultados, motiva grupos em torno de idéias e objetivos e contribui decisivamente para a geração de resultados.

É importante sabermos que a responsabilidade de uma comunicação fluente e contundente dentro de qualquer grupo não é apenas responsabilidade de seus gestores ou mesmo de setores específicos, mas de todos que estão dentro desses grupos, afinal é algo que deve ser percebido e praticado diariamente, apenas a condução e forma de praticá-la deve ter um pontapé inicial dado por suas lideranças.

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...