sexta-feira, 2 de maio de 2008

A força da comunicação interna

Cada vez mais as empresas funcionam como grandes times de futebol. Quando existe uma deficiência na defesa, no meio de campo ou no ataque então todo o time “paga o pato”.

A integração entre todos os setores é fator fundamental para a conquista de grandes resultados e mais do que isso, para atingir um objetivo. Um departamento que não entende o planejamento de sua empresa, de como sua atuação é fundamental para o sucesso da organização, ou mesmo como sua contribuição gera resultado, torna-se uma figura apática e um peso morto para toda a equipe.

É muito importante que todos dentro dos grupos sintam-se como essenciais para o desenvolvimento da equipe e para as conquistas. Não existe time campeão sem uma equipe integrada, preparada e motivada para vencer desafios. Já presenciamos equipes formadas por grandes personalidades, grandes craques, mas sem o fator integração, tornam-se apenas equipes sem brilho frente às muitas que existem em todo o planeta. A diferença sempre está nos detalhes.

A questão da comunicação é tão importante para o sucesso de qualquer atividade, que o próprio esporte ensina, quando não há integração entre todos os participantes, não há vontade de vencer desafios, não há conquistas e sobram prejuízos para todos. Quando tudo é planejado, todos estão de acordo e prontos para superar as próprias limitações, então temos um time coeso, motivado e com um potencial de vitória superior à maioria.

Portanto, a comunicação interna é fator estratégico para o sucesso de times e organizações, porque amplia o leque de oportunidades de participação para todos, divide responsabilidades pelos resultados, motiva grupos em torno de idéias e objetivos e contribui decisivamente para a geração de resultados.

É importante sabermos que a responsabilidade de uma comunicação fluente e contundente dentro de qualquer grupo não é apenas responsabilidade de seus gestores ou mesmo de setores específicos, mas de todos que estão dentro desses grupos, afinal é algo que deve ser percebido e praticado diariamente, apenas a condução e forma de praticá-la deve ter um pontapé inicial dado por suas lideranças.

Nenhum comentário:

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...