quinta-feira, 5 de junho de 2008

Assessoria de imprensa fortalece a empresa

O trabalho de assessoria de imprensa, sem dúvida, fortalece a imagem institucional da empresa, agrega valor de comunicação à marca, produtos e serviços e, acima de tudo, estabelece um canal de comunicação mais fácil e verdadeiro junto à sociedade em geral, por meio dos órgãos de comunicação.

O detalhe fica sempre por conta da realização de um trabalho profissional, dentro do paradigma não só da empresa, mas, principalmente, da imprensa. Assim, muitas vezes é preciso refutar temas que são de relevância interna para as organizações em detrimento do que realmente é notícia. Afinal, como conta a máxima do jornalismo acadêmico, um cachorro mordendo uma pessoa é fato comum; já uma pessoa mordendo um cachorro é notícia!

Dentro desse panorama o assessor de imprensa deve estar atento a separar o joio do trigo e dar nomes e disposição correta ao que deve ser trabalhado dentro do perfil de cada mídia, observando as necessidades de cada órgão para aperfeiçoar o relacionamento com a empresa e facilitar o trabalho da imprensa.

É preciso também saber dimensionar a qualidade de informação que é comunicada pela mídia. Muitas vezes a quantidade é supervalorizada, no entanto, essa quantidade deve ser avaliada sob o prisma da positividade com que traz as mensagens e a repercussão junto ao público em geral.

Outro fato importante é mencionar que a assessoria de imprensa não deve ser necessariamente utilizada somente em situações negativas, ou como se diz no jargão: quando o portão já foi derrubado. A boa comunicação e o bom relacionamento com a imprensa devem ser permanentes, para quando houver uma situação divergente com o ponto de vista da sociedade, então haja um histórico de informação para abalizamento na hora de se compor uma matéria. Afinal, para aquela empresa que nunca fez questão de se comunicar fica difícil ter qualquer grau de credibilidade em uma situação adversa.

Cuidar da comunicação em todas as estâncias da empresa, seja ela internamente, ou externamente, só contribui para um padrão de excelência empresarial e para o desenvolvimento de nossas instituições, assim como da própria sociedade.

Nenhum comentário:

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...