segunda-feira, 23 de junho de 2008

O que diferencia sua empresa da concorrência?

Todos os produtos são iguais? O que pesa na hora da compra? O preço é tudo? Estas e outras questões têm uma resposta: a marca. Cada vez mais empresários e especialistas do mercado têm percebido que o grande diferencial do século XXI é a marca.

As pessoas dão maior significado a produtos e serviços que tenham uma marca pré-estabelecida no mercado. É como se fosse um certificado permanente de garantia de qualidade, bons serviços e prestígio. Portanto, investir na manutenção e criação de marcas é premissa básica para a solidificação dos negócios. E não se trata apenas de marcas voltadas a simples comercialização de produtos diretamente ao consumidor. A política de comunicação também deve estar voltada à solidificação da marca institucional da organização, o que garante credibilidade sob as ações desempenhadas pela empresa.

A constituição de uma marca é composta de vários elementos de comunicação, cujo objetivo é agregar valor e dar brilho as ações realizadas pela empresa. O composto de comunicação que envolve a construção da marca vai desde a criação do logotipo até a realização de eventos, passando por comunicação interna, propaganda, branding, assessoria de imprensa, relações públicas, comunicação digital. O mais importante é ter tudo isso dentro de um plano que esteja interligado com o planejamento estratégico da empresa.

A composição de trabalhos de comunicação será vital para determinar qual será a imagem que o consumidor final e os demais públicos terão sobre a organização. É, pois, fundamental ter todas as ferramentas e ciências da comunicação integradas para dar maior força à formatação final de uma imagem singular que possa subsidiar produtos, serviços e todas as ações realizadas pela empresa.

Planejar e reavaliar o grau de interação da marca com os públicos é fator preponderante para a manutenção dos negócios. Com isso, a política de comunicação das empresas deve ter um capítulo especial para tratar do assunto com o esmero necessário. Uma marca bem cuidada é o maior ativo de uma empresa, é a garantia de suporte para bons negócios, ganhos de mercado, espírito de equipe, respeito, credibilidade e sucesso.

Nenhum comentário:

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...