sábado, 27 de fevereiro de 2010

Entenda a cultura e venda mais

  Dentro do planejamento de marketing uma das peças mais importantes é a análise de cultura. Fazer qualquer ação de comunicação sem uma leitura fidedigna dos padrões culturais do público é disperdício de verba e uma limitação estratégica para o desenvolvimento dos negócios.
Levemos em consideração que cultura é o conjunto de comportamentos, valores e respostas aprendidas. Então, analiticamente, podemos entender que num grupo social como o da cidade de São Paulo existem diversas subculturas, pois os padrões são significativamente distintos. Por exemplo, nos bairros de Itaim (zona Sul) e Itaim Paulista (zona Leste) as pessoas têm seleções diferentes de mídias, escolha de produtos, gostos, crenças e atitudes diferenciadas uma das outras. Portanto, não há resultados globais tão satisfatórios quando adotamos um posicionamento de comunicação singular. É preciso cada vez mais segmentar o mix de comunicação para preencher as lacunas entreabertas pela evolução natural dos tempos.
As grandes emissoras de TVs já se preparam para tal desafio através da Tv Digital, podendo cada vez mais estratificar as possibilidades de interação com os telespectadores, com programas em que num simples click é possível obter informações sobre a compra de um batom usado pela atriz da novela, ou mesmo sobre o poderoso carro dirigido pelo galã. Também já está na pauta as campanhas segmentadas para municípios e bairros, reduzindo cada vez mais a margem de interação entre anunciantes e compradores.
Nós da KFL criamos o programa Bairro a Bairro, com base em ações dirigidas, localizadas em pontos estratégicos, com uma leitura fiel de público e da cultura local, para obter o máximo do planejamento de comunicação durante o ano. O entendimento é de que ações sistematizadas podem ser mais eficazes do que adotar ações globais isoladas. Imagine que uma determinada loja do grande varejo tenha presença constante na mídia, evidenciando seu valor de marca, o contato efetivo com o público e a garantia da manutenção informativa de preços e produtos. Sem dúvida será uma grande fonte de comunicação e geração de negócios com o mercado. Agora imagine fragmentar esse mesmo mercado e atender suas carências culturais de comunicação... Bem, as chances de multiplicação da realização de bons negócios serão bem maiores. É por isso que a leitura estratificada do mercado sob o ponto de vista cultural é de suma importância. Hoje, temos dois universos paralelos para serem trabalhados: o mundo real e o virtual (Internet). São inúmeras as ferramentas, mídias e canais de comunicação para serem postos à prova. É importante sempre salientar que para a comunicação não há limites.

 Laércio Pimentel, jornalista, é diretor da KFL Comunicações.

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