sábado, 20 de fevereiro de 2010

Só vontade de acertar não basta

Muitas vezes vontade demais atropela os resultados. Nesta última semana vimos a demissão do técnico Muricy Ramalho pelo Palmeiras. Até então não seria nada demais, afinal é costume o comandante do time pagar o pato pelos maus resultados. Entretanto, já tivemos no ano passado a demissão de Vanderlei Luxemburgo. Ou seja, em pouco menos de um ano, foram demitidos os dois melhores técnicos no futebol brasileiro - com base no restrospectivo histórico de resultados. Bem, quem analisar friamente poderá até mesmo questionar a capacidade intelectual do presidente e de sua diretoria, mas quem conhece o histórico do professor Belluzzo sabe que ser bestial é algo longe de sua realidade profissional. Então, o que acontece? Por que não consegue acertar?
As respostas chovem a cântaros, desde a contratação de um psicólogo até a demissão em massa de grande parte do time e de toda a diretoria. Mas há um outro ingrediente nesse angu: existe uma vontade exagerada em acertar. Não quero aqui dizer que vontade pode ser a causa dos maus resultados, porém, a emoção exacerbada compromete a racionalidade do planejamento, e quando isso acontece não há um propósito assertivo de liderança, então, o caldo desanda.
Pergunta: se fosse chamado para a presidência do Banco Central, o economista Belluzzo conduziria sua administração com mais emotividade ou racionalidade? Pois é, todos conhecemos a resposta. Então volto ao tema: até onde a vontade em demasia pode ser responsável pelo fracasso de um projeto?
Meus leitores devem estar se perguntando: o que isso tudo tem a ver com a comunicação? Respondo: tudo!
Comunicação intrapessoal é um dos quatro pilares de sustentação das relações e da comunicação - os demais são interpessoal, grupo e massa. Aqui a pessoa estabelece sintonia com o próprio eu, de maneira racional, para avaliar a própria conduta, o cenário geral, aferindo seus erros e acertos. Só dessa maneira é possível criar um mapa de navegação intelectual e estratégico para alcançar os resultados planejados.
Enquanto postava o artigo, recebi a informação que o novo técnico, Antonio Carlos, fazia seu primeiro treino, e do lado de fora, de maneira exemplar, a torcida protestava. Para ele, boa sorte, equilíbrio e competência... e também para os demais.

Nenhum comentário:

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...