domingo, 14 de fevereiro de 2010

Fábrica de emoções

Escolas de Samba são um verdadeiro show de alusão à administração empresarial. Quem já conviveu com ensaios, desfiles, barracão sabe do que estou falando. Tudo funciona de maneira planejada do começo ao fim. Todos sabem exatamente qual é seu papel, sua importância e função para se alcançar um objetivo coletivo. Há uma constante comunicação que flora desde a escolha do samba-enredo até o último minuto de desfile na passarela. O resultado sempre é glorioso, mesmo para aquelas que não alcançam o primeiro lugar.
A estratificação dos departamentos (harmonia, alegoria, adereços, bateria, alas e muito mais) é regida de maneira harmoniosa pelas lideranças, e conduzida com maestria pelas presidências. Existe um respeito exemplar pelas co-irmãs, pois todos desejam o primeiro lugar, porém, ninguém deixa de reconhecer o mérito e o esforço da concorrência. Não há animosidade quando você visita uma escola vestindo a camisa de outra; há, sim, respeito! É fruto de uma cultura de décadas, passada de pai para filho, de vizinho para vizinho, numa cadeia de comunicação que transcende a racionalidade e funciona muito bem no plano cognitivo.
Mesmo quando há sérias discussões, tudo acontece em torno de uma única razão: acertar! Sob a meta de apresentar um grande Carnaval, as pessoas esquecem seus problemas, diferenças, dificuldades e superam obstáculos, muitas vezes, tidos como intransponíveis.
Todas as vezes que estive em Escolas de Samba (e não foram poucas), percebi como é contagiante a temática “participar de uma comunidade”. As pessoas olham umas para as outras despidas dos preconceitos, vícios comportamentais, lisuras morais e outras esquisitices sociais, comprometidas fraternalmente com um objetivo comum que suplanta as particularidades de todos. É um daqueles momentos que você volta a acreditar na raça humana, e que podemos, enfim, viver juntos com nossas diferenças.
As empresas têm muito o que aprender nos bastidores das Escolas de Samba. Existem muitos elementos, técnicas, ferramentas que precisam de estudos mais detalhados para aplicabilidade nos quintais organizacionais. Quem souber tirar proveito de toda essa sabedoria, certamente será beneficiado pela recomposição de uma empresa ainda mais comprometida, harmoniosa e ciente de seus desafios.

Laércio Pimentel, jornalista, é diretor da KFL Comunicações.

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