terça-feira, 3 de agosto de 2010

A cruz e a espada

Deparei com o twitter de uma jovem pedindo para que as pessoas participem da campanha de doação de medula óssea. Até aí, tudo bem, é mais uma alma bondosa fazendo parte de sua parte para melhorar a vida aqui na Terra. Mas seria só, se não houvesse “alma” no sentido do apelo. Ela se envolveu através da escola, a qual foi envolvida por apelos das pessoas necessitadas. E eu, bem, fui tocado pelo apelo da jovem Bárbara Azevedo.

O resumo da ópera é dizer que precisamos mais do que apenas um bom programa de comunicação, boas ferramentas e didática profissional para fazer as coisas acontecerem, é preciso “alma”.

Quantas vezes na vida, nas empresas, na sociedade não batemos de frente com projetos que não decolam, ou ficam congelados ao primeiro desafio.
Desde os tempos remotos há registros contando como é importante a cumplicidade daquilo que vai no espírito com aquilo que fazemos.

Os grandes exércitos marchavam carregando seus poderosos armamentos, tidos como facilitadores para as vitórias. Por sua vez, a verdadeira força emanava dos valores, símbolos e motivações projetados por suas lideranças.

A cruz e a espada são figuras simbólicas do espírito humano e de sua inteligência racional. Uma abre a janela da alma para o desconhecido, oferecendo algo acima da inteligência, a sabedoria com dom de espiritualidade; a outra, registra o nosso potencial intelectual na construção de mecanismos rumo ao progresso – mesmo quando, muitas vezes, sabemos não ser o caminho mais certo a percorrer.

A comunicação é uma ciência poderosa e complexa na amplitude de quem a deseja conhecer. Com toda a variedade, formas e meios para nos propagarmos, é crucial abrir a mente e perceber de maneira holística até que ponto podemos influenciar, digo, chegar.

Nas empresas aprendemos que a sustentabilidade é um valor que veio para ficar, cabe a nós ampliar esse leque de atuação para fazer com que as organizações sejam mais efetivas na condução de uma sociedade justa; é bom para ela, para todos.
À propósito, deixo aqui o apelo formal da jovem Bárbara Azevedo (@biiazevedo), e os links para outras informações sobre Doação e Transplante de Medula Óssea – entre a cruz e a espada, vamos fazer uso dos dois.

Quatro passos para salva uma vida:
1. Vá até a rua Tito, 1175 – Lapa, São Paulo (SP), no dia 21 de agosto, das 9h às 16h.
2. Complete uma ficha com informações básicas (nome, telefone, endereço...).
3. Doe 10ml de seu sangue.
4. Aguarde o telefone tocar, dizendo que você vai salvar uma vida!
Outras informações sobre o tema: www.tmobr.com.br

Um comentário:

Bárbara Azevedo disse...

Oi Laércio.
Vim aqui te agradecer por toda ajuda que você está me dando com a divulgação da campanha.
Acabei de ler o texto pra minha mãe e pra minha tia, elas ficaram emocionadas, acharam lindo.
E eu concordo com elas. Ficou muito bom e por isso me senti na obrigação de te agradecer mais uma vez, pois você foi muito legal comigo de ter me ajudado.
Espero que a campanha seja um sucesso. Estamos nos esforçando bastante pra isso.
Amanhã vamos fazer uma palestra na fábrica da GM para todos os funcionários. Mais uma conquista!!!
Grande beijo e sinceros agradecimentos,
Bárbara Azevedo

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...