quinta-feira, 22 de maio de 2008

A comunicação ajuda a fazer negócios?

Não só ajuda como é essencial à manutenção da imagem da empresa, de marcas e de produtos.

A confiabilidade na relação de negócios com os clientes é potencializada ou dizimada de acordo com a política de comunicação adotada por cada organização. Portanto, ter um programa de comunicação adequado para suplantar o planejamento estratégico das empresas é fator crucial para o sucesso de suas ações.

Como maximizar a qualidade de produtos e serviços sem ter pessoas preparadas, motivadas e integradas aos objetivos da empresa? Para que isso ocorra é preciso que as ações de comunicação sejam planejadas e tecnicamente adequadas para cada situação. Os veículos de comunicação têm que ser estudados e preparados adequadamente para levar mensagens, educar, motivar, informar, levar conhecimentos e promover a reflexão, enfim, comunicar. Com isso, as pessoas estarão mais preparadas para participar e apresentar os resultados esperados.

Décadas atrás existia um pensamento independente de cada departamento sobre sua importância dentro do contexto empresarial. Hoje, sabe-se que todos têm igual importância e significado perante os resultados finais das empresas. Isso quer dizer que a produção, a administração e o comercial, aqui representando todos, têm peso equivalente na balança organizacional, pois suas ações podem determinar o sucesso ou fracasso de cada empresa.

O papel da comunicação é justamente costurar os relacionamentos, ampliar conhecimentos, agregar valor às informações, simplificar e elucidar metas e objetivos, potencializar a auto-estima de cada um, gerar resultados. Afinal, se as pessoas são as maiores responsáveis pelo sucesso ou fracasso das organizações, então, a comunicação é o catalisador dos mecanismos psíquicos que impulsionam os seres à eficácia de suas ações.

Nenhum comentário:

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...