A comunicação e a boa gestão

Se a empresa é formada essencialmente por pessoas, então a comunicação é o princípio básico e primordial para se obter resultados e sucesso. É difícil perceber como uma empresa poderia passar para a sua equipe os planos estratégicos e operacionais de uma organização sem ter eficazes canais de comunicação. As pessoas precisam entender a importância do que está planejado, como são fundamentais para a obtenção de resultados e, principalmente, serem motivados para se alcançar objetivos.

As empresas se mostram cada vez mais perceptivas à importância de manter seus funcionários alinhados ao pensamento estratégico da organização. Os processos de comunicação são fundamentais para o gerenciamento de ações coordenadas que resultem no cumprimento de metas e objetivos.

É importante salientar que cada empresa tem sua própria realidade. Portanto, a fórmula da melhor comunicação pode variar. É preciso estar atento às necessidades de comunicação das equipes para utilizar o veículo e a forma correta de comunicação. Assim, a empresa estará empregando os mecanismos necessários, investindo corretamente e obtendo os resultados planejados. Sem contar que terá uma equipe mais integrada, motivada e preparada para responder aos desafios.

A construção de um plano de comunicação é essencial para dar “nome aos bois” e colocar o “trem no trilho certo”. As pessoas devem entender que a comunicação é papel fundamental para o sucesso e, portanto, responsabilidade de todos os departamentos, de todos os profissionais. O papel do líder é deflagrar esse pensamento por toda a organização e apoiar as ações necessárias para transformar o plano em realizações.

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