segunda-feira, 5 de julho de 2010

O que rege o comportamento humano?

Quando o juíz apitou o final da partida entre Brasil e Holanda, além do sentimento de frustração, o pensamento de como os jogadores e a comissão técnica seria interpretada pelos jornalistas e, principalmente, pelo povo brasileiro. Na madrugada de sábado, no Rio de Janeiro, alguma hostilidade para Felipe Melo (já não foi unanimidade na convocação), agitações à parte em relação ao auxiliar técnico Jorginho, e no mais: aplausos e tietagens. Em São Paulo, a Seleção perdeu a chance de receber tratamento similar – saiu pela porta dos fundos. Em Porto Alegre, uma recepção modesta, porém, calorosa para o técnico Dunga. Saldo final: os brasileiros aceitaram o resultado como bons desportistas?

Acredito que do ponto de vista social existem elementos a mais para serem analisados. Um dos aspectos poderia ser a de que vivemos outra realidade econômica e social em nosso país, um patamar avançado em relação a tempos idos de outras Copas do Mundo. Seria o fardo de um Brasil mais justo o remédio para os anseios e cobranças que tanto perseguiram a Seleção Brasileira, ou foi apenas uma notável percepção de que fizemos o nosso papel da melhor forma possível e o resultado do jogo foi um detalhe?

Dentro desse ambiente de investigação comportamental ainda existe outro ingrediente: o conflito entre Dunga e a imprensa brasileira. Como se sabe os brasileiros tomaram partido do técnico gaúcho, visto os milhares de twitters, e-mails, manifestações pela internet pró-Dunga. É possível dizer que essa aliança emocional também tenha sido um elemento atenuante para críticas mais severas em relação ao resultado final obtido.

Na seara de estudos dos padrões do comportamento humano é preciso que fique claro quanto é importante perceber os mecanismos que regem o comportamento humano, pois são eles os ingredientes para o entendimento das ações antiviolência, do aplacamento de revoltadas juvenis, da catalisação de ações sociais, do melhor convívio entre seres humanos, seja no aspecto institucional, social ou mundial.

O que pode ser uma situação corriqueira, sem grandes pretenções de estudos pelos acadêmicos das áreas humanas, pode conter um fundo rico de informações para o melhor convívio humano. Afinal, todas as grandes idéias e invenções do planeta começaram como modelos de observação da ausência, carência ou curiosidade de seus idealizadores.

Um comentário:

Dani disse...

Gostei do texto. Conteúdo informativo e extremamente inteligente.
Parabéns!.

Abraços,
Dani
http://vivendoja.blogspot.com

Gerenciamento de crises

No final de novembro de 2023, o mundo da inovação e inteligência artificial recebeu com surpresa a decisão do conselho consultivo da OpenAI...