terça-feira, 13 de julho de 2010

Sua empresa joga como Seleção ou como time de segunda divisão?


 Comunicação corporativa
Quando o expediente começa é como se o juiz tivesse apitado o começo da partida. É assim que muitos líderes e profissionais deveriam enxergar o dia a dia das empresas como um grande desafio esportivo, no qual o objetivo é ganhar campeonatos, encantar torcidas.
Quantos chefes de departamentos olham para seus respectivos empregados como verdadeiros craques para o desenvolvimento de tarefas e atingimento de metas? E os líderes das empresas, será que vivem cada dia como um desafio para vencer as partidas ou apenas como mais um dia que se esvai na transição natural do tempo?
Não é difícil encontrar grupos de funcionários descontentes com o ambiente de trabalho, com a maneira como são avaliados ou tratados, ou mesmo como são conduzidas as políticas das organizações. É sabio dizer que unanimidade nunca será uma realidade, porém, vale lembrar: quanto mais próximo do consenso, mais próximos de grandes resultados.
Nesse ambiente de dúvidas e busca pelo acerto, a comunicação interna é de suma importância para atingir objetivos,  conquistar mercados e construir um ambiente cada vez mais positivo para a realização de todos.
Hoje temos uma série de ferramentas e metodologias para melhorar a comunicação interna das empresas, porém, o emprego de tais mecanismos são feitos quase que por inércia, sem parâmetros adequados, sem os componentes culturais e humanísticos necessários ao sucesso dos programas de comunicação.
Num ambiente de tecnologia movido a cliques, links e conexões é preciso ter em mente sempre o propósito básico de comunicação com pessoas e não com máquinas. Portanto, devemos aprimorar as técnicas comportamentais para melhor alinhar os discursos e saber interpretar as necessidades de quem está do outro lado. Não podemos inverter a situação e trabalhar a comunicação com base apenas na criação e utilização maciça de ferramentas digitais; essas são apenas os meios de condução para as mensagens que desejamos transmitir.
Vamos afinar os programas de comunicação com base naquilo que de fato é importante para o sucesso das empresas: as pessoas. Dentro dos ambientes mais complexos e dos desafios mais pontuais é preciso saber fazer a leitura correta das necessidades de cada equipe, de cada astro que entra em campo. Cada empresa é uma Seleção dotada de especialistas em diversas posições; na somatória e na coesão de suas ações determinam o ritmo das jogadas, encantam públicos, defininem partidas e conquistam campeonatos. Enfim, jogam como Seleções e não como times de segunda divisão.

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